22 maio 2025 - 12:03
- Anúncio -

Silveira, o ‘cão reitor’ da UFSM, conquista o coração dos estudantes e viraliza nas rede sociais 1e736

Com casinha no campus, sofá na biblioteca e mais de 21 mil seguidores no Instagram, mascote é tratado como pró-reitor de Assuntos Caninos e símbolo de afeto na universidade 3q2s21

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais nos últimos dias é Silveira, um cão sem raça definida que vive há cerca de dez anos no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, O animal se tornou um verdadeiro fenômeno nacional nas redes sociais.

O carismático cão virou ícone da Universidade. Ele vive no campus da universidade, e é carinhosamente chamado de “reitor” pelos alunos e até tem um cargo simbólico: pró-reitor de Assuntos Caninos (PRAC-UFSM).

Acolhido pelo projeto Zelo — iniciativa da UFSM voltada à conscientização e ao cuidado com animais abandonados —, o mascote circula livremente pelos espaços da instituição, sendo presença constante em corredores, salas de aula, bibliotecas e áreas de convivência.

Desde setembro de 2023, o cachorro também é uma estrela das redes sociais. Seu perfil no Instagram, @silveirapodrao, reúne mais de 20 mil seguidores e compartilha fotos do cotidiano canino no campus, além de divulgar ONGs de proteção animal e informações sobre saúde e bem-estar dos pets. O nome “Silveira” é o de registro, mas entre os estudantes ele é conhecido por vários apelidos — o mais popular deles, “Podrão”.

Segundo publicação do Diário do litoral ” o mascote conquistou a internet após uma postagem no X (antigo Twitter) criticar sua aparência. O comentário negativo provocou uma onda de solidariedade: alunos, ex-alunos e iradores inundaram as redes com mensagens de apoio, fotos e histórias emocionantes do cão universitário.

 

- Anúncio -
-Anúncio-
-Anúncio-
-Anúncio-